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A Internet revolucionando o mundo dos negócios

A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet. Era uma rede do departamento de defesa norte-americano. Durante cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 1987 pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos EUA. A World Wide Web nasceu em 1991 no laboratório CERN, na Suíça. A Web fez pela Internet o que o Windows fez pelo computador pessoal.

Em 1995 foi liberado o uso comercial da Internet no Brasil. Nos últimos anos, os internautas brasileiros vem se familiarizando com ela e descobrindo seus benefícios. O e-mail está bastante difundido. As novas gerações já usam a Internet com a mesma naturalidade que usam o telefone.

Como a rede mundial de computadores é muito dispersa, surgiram os portais de comunidades. Ambientes virtuais que concentram conteúdo especializado para um determinado segmento. São freqüentados por pessoas com interesses comuns ou por categorias de profissionais. Nestes sites de nicho de mercado, como o Guia RH e Guia de Logística por exemplo, milhares de pessoas da mesma área podem ler artigos, interagir, buscar fornecedores, pedir cotações, pesquisar eventos e fazer outras consultas.

Por volta de 2000 houve uma grande empolgação. Muitas empresas ponto-com conseguiram capital de risco de investidores para seus projetos de negócios. Muitas delas não conseguiram recuperar o investimento e quebraram. Passada a febre e voltando à realidade, os negócios eletrônicos lucrativos permanceram.

Aos poucos, as empresas vem incorporando a Internet às suas estratégias de negócios. Observamos empresas tradicionais atuando com grande destaque no meio digital como a Americanas, Chevrolet, Natura, C&A, Extra e outras. Em 2002, as vendas virtuais do site Magazine Luiza, movimentaram nada menos do que R$ 48 milhões. O comércio eletrônico no Brasil cresce a cada ano.

Grandes empresas de vanguarda estão contratando profissionais de e-business para gerenciar seus canais eletrônicos. As principais competências requeridas para este cargo são : entender o negócio e a tecnologia relacionada, experiência em desenvolvimento de negócio, liderança, habilidade para trabalhar bem sob pressão e cumprir prazos e talento para gerenciamento de projetos. É muito importante ter visão para atuar como o principal proponente das estratégias de canal de e-commerce da organização e saber tomar decisões rápidas na velocidade da Web.

As empresas vem explorando o potencial da Internet para alcançar melhores resultados. A Internet tem muito a contribuir com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Encontrando o endereço do site no produto adquirido, o cliente pode entrar em contato com o fabricante, fazer suas solicitações e valiosos comentários como críticas e sugestões. Tudo isto sem congestionar as linhas telefônicas. Um recurso útil de auto-atendimento é colocar uma lista de respostas para as "perguntas mais frequentes" (FAQ). O mais importante é a agilidade na resposta para a solução do problema. Através do site é possível conhecer os hábitos de compra dos clientes e fazer um melhor gerenciamento da relação com o consumidor (CRM).

Os negócios entre empresas (B2B, business-to-business), contam com o apoio dos chamados market-places, como por exemplo : ME (Mercado Eletrônico), Websupply, Webb, Mercosul Search, Mercador e Connectmed onde é possível automatizar o processo de compras com grandes benefícios e economia. Através de procura eletrônica (e-procurement) são feitas cotações de preços e transações online.

Existem vários tamanhos e tipos de empresas. Cada uma vem utilizando a Internet de acordo com seu tipo de negócio. Pequenas empresas podem ingressar na WEB fazendo um site grátis no provedor de acesso que assinam ou no HPG e redirecionar o domínio (URL, www) para um nome mais curto no site CJB.NET. Não precisa pagar taxa de registro na FAPESP, nem mensalidade de hospedagem para o provedor. No site a empresa pode informar : quem somos, o que vendemos (catálogo eletrônico), onde estamos e como falar conosco. Um site grátis já é um bom começo para experimentar este aprendizado. O site precisa ser de fácil navegação, rápido carregamento, atualizado, objetivo, com ágil atendimento e divulgado para sua comunidade.

Comprar mailing de milhões de e-mails (maioria são inválidos) e enviar mensagens não solicitadas (SPAM) para qualquer um, só faz prejudicar a imagem da empresa. É recomendado anunciar em newsletters eletrônicas que tenham a permissão do usuário cadastrado. Geralmente bons sites apresentam uma política de privacidade que garante que os dados dos cadastrados não serão repassados a terceiros. Outra forma de divulgar é através de faixas publicitárias (banners) para atrair o interesse do consumidor garantindo uma boa visibilidade e fixação de marca. Anunciar na Internet é bem mais barato do que nas mídias tradicionais e atinge clientes às vezes inacessíveis por outras mídias. O site é mais um canal de vendas que pode atrair clientes de qualquer lugar e a qualquer hora. É um grande aliado do vendedor.

A Internet é irreversível e revolucionou a vida das pessoas e o mundo do trabalho. Dependendo da atividade, alguns funcionários podem trabalhar boa parte do tempo em casa ou "na rua" mantendo contato com a empresa através da Internet e Extranet. A Extranet permite o acesso de pessoas autorizadas a informações sobre a corporação mesmo estando fisicamente fora dela. Despesas com viagens podem ser evitadas com o uso de web conferências.

A ferramenta Internet tem muito a contribuir com as várias áreas das empresas : recrutamento (banco de dados de currículos), treinamento (e-learning), compras, vendas, atendimento, marketing, comunicação ...Ela torna as operações das empresas mais ágeis, eficientes e econômicas. Cabe a cada empresa perceber suas oportunidades e agir.


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